Receba informações sobre a próxima turma. Cadastre-se aqui

Agroecologia E Desenvolvimento Rural Sustentável: Princípios E Práticas

Datas para Inscrições: 19/10/13 09:00 - 09/01/14 09:00
Local: Sede do IPÊ, Rod. D. Pedro I, KM 47, Nazaré Paulista - SP (BR).
Data: 11/01/14 -  12/01/14
Horário: 09:00 -  17:00
 

A Agroecologia nasce como um novo enfoque científico, capaz de dar suporte a uma transição a estilos de agriculturas sustentáveis e contribuindo para o estabelecimento de processos de desenvolvimento rural sustentável.

A partir de uma breve análise dos problemas gerados pelo modelo agroquímico de produção e enfocando a teoria como ponto de partida avaliaremos se esta é a única forma de produção. Na prática, existem alternativas sustentáveis aos modelos tradicionais? Como fazer diferente? É necessário treinar a nossa capacidade de perceber os recursos naturais de forma diferenciada, exercitar um olhar crítico, mas construtivo, sob o aspecto dos potenciais e possibilidades e não só dos problemas. Quais são as perguntas que nos motivam e nos direcionam a fazer diferente?

É necessário treinar a nossa capacidade de perceber os recursos naturais de forma diferenciada, exercitar um olhar crítico, mas construtivo, sob o aspecto dos potenciais e possibilidades e não só dos problemas.

Objetivo: Através desse curso esperamos que os alunos sejam capazes de compreender do que se trata a agricultura de base agroecológica e aperfeiçoem habilidades capazes de iniciar ou apoiar o processo de transição para o desenvolvimento rural sustentável nas diversas esferas da agricultura. A troca de conhecimentos será estimulada a partir da experiência individual de cada participante e dos estudos de casos de longos anos de prática efetiva do instrutor junto a agricultores familiares.

 

Público alvo: agricultores, estudantes e profissionais da área de agricultura ou florestal e demais interessados no tema.

 

Carga Horária: 16 horas

Local:
 Nazaré Paulista , SP - Sede do IPÊ - Rod . D. Pedro I KM 47 - Bairro do Moinho I

 

Programação:

  • O Desenvolvimento Rural no contexto da sustentabilidade

  • Caracterização da agricultura familiar no Brasil

  • Conceitos da Agroecologia e de agroecossistemas

  • Saberes locais e sistemas tradicionais de produção

  • Processos ecológicos em agroecossistemas

  • Processos biofísicos/energéticos nos agroecossistemas (Economia Ecológica)

  • Indicadores de sustentabilidade

  • Sistemas agroecológicos de produção agrícola e de produção animal

  • Sistemas de produção agroecológicos integrados

  • Enfoque Pedagógico para uma Extensão Rural Agroecológica

  • Métodos e Técnicas de Pesquisa Participativa

  • Segurança Alimentar e Nutricional

  • Mercado Convencional e Alternativo

  • Consumo Responsável

  • Estudos de Caso


Orientador:

Jefferson Ferreira Lima

 

Jefferson trabalha há mais de 20 anos com agricultores familiares, utilizando a extensão rural como um importante mecanismo no desenvolvimento de projetos socioeconômicos. Teve uma experiência inicial na EMATER/PR e contribuiu para a criação da Cooperativa dos Assentados de Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo, onde participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural para o Pontal do Paranapanema. Atuou por 14 anos no IPÊ, tendo participado nos projetos de Ilhas de Biodiversidade, Abraço Verde e Viveiros Comunitários, sempre atuando com agricultores familiares. Foi criador e coordenador do projeto Café com Floresta, que conta com o envolvimento de 90 famílias assentadas de reforma agrária na região do Pontal do Paranapanema. É formado em Técnico em Agropecuária com graduação em Geografia e Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional de Andalucia–Espanha.

 

Mais informações:

O valor de curso inclui 2 dias de hospedagem, refeições diárias, material didático e certificado de participação. O IPÊ oferece traslado gratuito em horário pré-determinado (Aeroporto de Guarulhos – IPÊ e Rodoviária de Atibaia – IPÊ. A ESCAS não cobre despesas de viagem.