Curso De Viveiros E Mudas

Datas para Inscrições: 01/07/15 00:00 - 28/08/15 23:00
Local: Sede do IPÊ, Rod. D. Pedro I, KM 47, Nazaré Paulista - SP (BR).
Data: 04/09/15 -  06/09/15
Horário: 09:00 -  17:00
Adicionar Quantidade Descrição Investimento
À vista
( )
R$ 869.00
Parcelado
( (3x sem juros no cartão) )
R$ 965.00

 

A manutenção dos recursos hídricos e da diversidade biológica depende de iniciativas de recuperação de parte das áreas naturais que foram suprimidas e da implantação de estratégias que aliem modelos de produção à conservação dos recursos naturais. O primeiro passo para viabilizar estas iniciativas é capacitar "agentes de restauração" na formação de mudas, implantação e manutenção de viveiros florestais e agroflorestais. Estas são questões práticas abordadas no "Curso de Viveiros e Mudas" a ser realizado na sede do IPÊ, em Nazaré Paulista – SP.

Confira abaixo os temas tratados:
- Planejamento de viveiros: avaliando a capacidade produtiva e os cuidados na implantação
- Legislação Ambiental para produção de mudas exóticas e nativas.
- Uso de materiais e equipamentos na produção de mudas
- Parâmetros de qualidade das mudas
- Técnicas de coleta de sementes
- Formação de mudas: quebra de dormência de sementes, tipos de substratos e recipientes
- Prática de enxertia
- Irrigação e adubação
- Visita Técnica ao viveiro de mudas

Carga horária: 24 horas

Público: Produtores rurais, estudantes, técnicos em meio ambiente, agrícolas e florestais de nível médio, extensionistas e demais profissionais responsáveis pela produção de mudas, implantação e manutenção de viveiros.

Instrutores

Jefferson Ferreira Lima

Jefferson trabalha há 20 anos com agricultores familiares, utilizando a extensão rural como um importante mecanismo no desenvolvimento de projetos socioeconômicos. Teve uma experiência inicial na EMATER/PR e contribuiu para a criação da Cooperativa dos Assentados de Reforma Agrária do Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo, onde participou da elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural para o Pontal do Paranapanema. Atua há 10 anos no IPÊ, tendo participado nos projetos de Ilhas de Biodiversidade, Abraço Verde e Viveiros Comunitários, sempre atuando com agricultores familiares. Atualmente coordena o projeto Café com Floresta, que conta com o envolvimento de 90 famílias assentadas de reforma agrária na região do Pontal do Paranapanema.
É formado em Técnico em Agropecuária com graduação em Geografia e Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Internacional de Andalucia–Espanha.

Nivaldo Ribeiro Campos

Técnico em Meio Ambiente, é responsável pela condução de 29 viveiros na região do Pontal do Paranapanema – SP. Como resultado dos cursos de capacitação desenvolvidos pelo IPÊ nesta região, foram instalados viveiros com capacidade de produção total de 800 mil mudas/ ano. Um impacto social resultante desta iniciativa é a venda de mudas florestais como fonte de renda alternativa. As mudas são vendidas a proprietários de terras que precisam por determinação legal, recuperar áreas de preservação permanente (beiras de rios, nascentes e encostas).

Como fazer o pagamento da taxa de inscrição?
Fazer o pagamento da sua inscrição para os cursos da ESCAS ficou mais fácil e seguro!
Nós adotamos o Paypal, a maneira mais rápida e segura de pagar online sem compartilhar seu número de cartão de crédito ou conta bancária.
Você continua tendo as condições de pagamento de sempre (à vista com desconto ou em 3x sem juros), agora com muito mais comodidade e segurança para você.
Se você tiver qualquer dúvida sobre este novo sistema, por favor escreva-nos: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Será um prazer lhe atender.

Mais informações:

*O valor de curso inclui 3 dias de hospedagem, refeições diárias, material didático e certificado de participação. O IPÊ oferece traslado gratuito em horário pré-determinado (Aeroporto de Guarulhos – IPÊ e Rodoviária de Atibaia – IPÊ. A ESCAS não cobre despesas de viagem.