Como Implementar Os ODS Em Empresas E Organizações

Datas para Inscrições: 23/01/2019 00:00 - 23/05/2019 16:00
Local: Sede do IPÊ, Rod. D. Pedro I, KM 47, Nazaré Paulista - SP (BR).
Data: 24/05/2019 -  26/05/2019
Horário: 12:00 -  12:00
Instructor: Bruno Gomes, Carol Ayres e Paulo Loiola
Adicionar Quantidade Descrição Investimento
Curso Presencial + Pacote Completo
( Parcelamento em até 12x* )
R$ 2,080.00
Curso Presencial
( Parcelamento em até 12x* )
R$ 1,460.00

 
  Formas de pagamento / Condições Facilitadas
À vista
Até 3x sem juros
Até 12x no cartão* Taxa 1,92% a.m. a partir da 4° parcela
Curso Presencial + Pacote Completo com Desconto Curso Presencial
Inclui: Inclui:
Curso completo + Certificado + Material

Curso completo + Certificado + Material

Hospedagem
Alimentação completa
Traslados de ida e volta (horário e local pré determinados)

 

 

 

>> Confirmação do curso até dia 24.04.2019, aguarde esta data para a compra de passagens aéreas <<

Público-alvo: profissionais interessados em construir, implementar e monitorar a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas organizações
e/ou instituições, sejam elas públicas, privadas ou da sociedade civil, de forma participativa e com olhar sistêmico.


Público-alvo prioritário: gestores públicos e corporativos.


Ganho direto: Capacidade de iniciar processo integração da Agenda ODS em sua organização.


Objetivo(s): 

A Humana, em parceria com a Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade,ESCAS, oferece o curso de imersão Como implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nas organizações.

Para o sucesso da Agenda 2030, os três setores sociais tendem a utilizar cada vez mais os 17 ODS como referência em seu processo de planejamento, integrando à suas estratégias aos elementos da agenda global. Para isso, serão necessárias novas parcerias e alianças entre diferentes setores para acelerar transformações, engajamento, estratégias de longo prazo, educação permanente e desenvolvimento de tecnologias. Nessa perspectiva, além da maior integração dos setores público e privado com a sociedade civil, é essencial que as organizações públicas como empresariais façam um intenso trabalho de adesão esta agenda global. O curso pretende construir de forma colaborativa soluções práticas sobre desafios concretos e reais para a implementação da Agenda ODS nas organizações.

Algumas perguntas nortearão o diálogo:


- Como desenvolver um planejamento estratégico integrado conciliando os marcos regulatórios que regem as organizações e os ODS?
- Como fazer alianças intersetoriais para o desenvolvimento desta agenda integrada, mesmo com marcos regulatórios tão distintos desses setores?


Carga-horária:16 horas

 

 

Informações adicionais - Ementa geral da oficina:

 
1. Introdução, conjuntura e contexto
2. ODM: Estudos de caso, lições aprendidas e legado

3. Desafios de implementação da Agenda 2030

4. Articulação, alianças, ações Integradas e intersetoriais
5. Desafios para territorialização dos ODS
6. Como implementar a Agenda ODS na organização
7. Planejando os ODS na sua organização

 

Instrutores

 

Bruno Gomes  é Sociólogo (Sorbonne) e mestre em geopolítica (Institut Français de Géopolitique – Paris 8), com formações complementares no Canadá e na Austrália. Tem mais de dez anos de experiência na elaboração e gestão de projetos e na articulação de parcerias envolvendo empresas, poder público e sociedade-civil. Especialista em governança territorial, desenvolvimento sustentável e participação, foi durante seis anos diretor de projetos da Agenda Pública. Hoje é sócio da Humana e secretário técnico do Grupo de Diálogo Latinoamericano (Mineração e Desenvolvimento Sustentável).

Carol Ayres é Iniciadora da Humana. Mestre em História Social pela PUC-SP. Tem 18 anos de experiência na área de sustentabilidade e cidade. Foi gestora pública do SUS em São Paulo por 7 anos, coordenando um programa de políticas públicas integradas na cidade. Foi coordenadora executiva da Plataforma Cidades Sustentáveis (2010), entre muitas outras experiências em desenvolvimento local, facilitação de processos, planejamento estratégico participativo e articulação intersetorial. Autora do livro "O ciclo da Caapora: uma história da relação entre o Parque Estadual da Cantareira e a RMSP", pela Editora Annablume. Empreendedora cívica da RAPS 2016. 


Paulo Loiola é Administrador, Mestre em Administração Pública pela FGV com dissertação sobre ODS. EX-Diretor Técnico da secretaria de meio ambiente em Poá/SP, Sócio da Humana, ex-gerente da Petrobras, atua em sustentabilidade, planejamento, governança de redes e avaliação de desempenho. É Empreendedor RAPS, embaixador de sustentabilidade do Rio+, mestre em administração pública pela FGV, certificado em ciências holísticas e economia para a transição pela Schumacher College Brasil, MBE em responsabilidade social e 3o setor pela UFRJ e MBA em petróleo e gás pela FGV. Tem passagens pelas maiores escolas executivas do Brasil, como Amana Key e Fundação Dom Cabral, além de curso de inovação em sustentabilidade Pela Harvard Business School.

>> Confirmação do curso até dia 24.04.2019, aguarde esta data para a compra de passagens aéreas <<