Conteúdo

Grandes temas Horas

1. Cenário político, econômico e ambiental

  • Economia ecológica (externalidades negativas entre outros)
  • Cenário político, econômico
  • Relação pobreza e meio ambiente
 
40h

2. Negócios socioambientais – tipologia e histórico

  • Conceitos existentes, nomenclaturas, diferenças e semelhanças
  • Principais correntes teóricas (historia geográfica dos conceitos, outras)
  • O que é semelhante e/ou diferente de cada nomenclatura?
  •  
40h

3. Princípios e estratégias de negócios socioambientais

  • Quais são os princípios de negócio que estão funcionando?
  • Estratégias mais comumente utilizadas e visão dos grandes estrategistas de negocio
  • Estratégias de concepção: Inovação de ruptura, design thinking , alianças e parcerias
  • Estratégias de expansão: Desafios de escala, Investimento – Participação acionária ou não, alianças e parcerias
60h

Metodologia: Apresentação e solução de desafios de casos reais, Estudos de casos

1. Gestão de um negocio socioambiental

  • Planejamento estratégico – (10 h)
  • Gestão mercadológica (branding, mercados CDE, mercado de carbono, mercado ecossistemico) – (20h)
  • Capital humano (perfil de liderança, novas profissões, novo mindset, competências, desenvolvimento de pessoas, sucessão, etc) – (20h)
  • Questões jurídicas e tributárias – (10h)
  • Modelo de governança e accountability (20h)
  • Gestão Financeira (40 h)
  • Avaliação do impacto (IRIS, GIIRS, além da abordagem de 04 dimensões, indicador tangível e intangível)- (40 h )
160 h

2. Liderança e os Negócios Socioambientais

  • Das coisas que eu aprendi o que faz mais sentido para mim?
  • Quais são meus talentos e paixões?
  • Quais são os contextos/necessidades que seriam minha “causa”
  • Como eu me vejo atuando? Como seguirei minha carreira neste campo?
20 h

Business Plan – tempo em sala

40 h

Atividade prática

100 h

Duração

18 meses

Mensalidade

A consultar

Modalidade

Presencial