Mestrado Profissional em Conservação e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS

Inscrições abertas para o Processo Seletivo Turma Nazaré Paulista 2026

Com conceito 4 da CAPES, nosso programa de mestrado proporciona aos alunos uma jornada de aprendizado inovadora com sólidos conhecimentos científicos, múltiplas vivências relacionadas aos principais temas da Conservação da Biodiversidade e do Desenvolvimento Sustentável, além de debates enriquecedores e resolução de desafios reais.

O Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS conta com duas linhas de pesquisa, Conservação da Biodiversidade e Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade, atraindo o interesse de profissionais que têm em comum o objetivo de transformar realidades, criar e ou aperfeiçoar processos, ampliar o diálogo com os diferentes atores sociais e assim promover o desenvolvimento sustentável.

Nosso corpo docente é formado por profissionais que são referência em suas áreas de atuação e estão na ponta da inovação socioambiental, tanto em projetos no terceiro setor, quanto na iniciativa privada e na esfera governamental.

 

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Documentos

  • Currículo Lattes do CNPq (com foto);
  • Ensaio – 10 páginas;
  • Carta de Intenção do candidato;
  • Carta de Recomendação;
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição: R$ 100,00.

 

Para mais informações, acesse a página do Processo Seletivo Turma Nazaré Paulista 2026!

Bolsas de Estudo

Para esta turma, serão oferecidas quatro (4) bolsas do WWF/EUA – Programa Russel Train/Education for Nature (EFN) e doze (12) da Fundação Sol de Janeiro.

 

WWF/EUA – Programa Russel Train/Education for Nature (EFN)

– Bolsa integral: pagamento de 100% da mensalidade;

– Bolsa parcial: pagamento de 69% da mensalidade.

 

Fundação Sol de Janeiro

– Bolsa parcial Acadêmica: pagamento de 50% da mensalidade;

– Bolsa integral e parcial Socioeconômica: pagamento de 100% ou 50% da mensalidade;

– Bolsa integral Povos e Comunidades Tradicionais (PCT): pagamento de 100% da mensalidade e ajuda de custo.

Os candidatos à Bolsa integral Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) deverão comprovar pertencimento aos grupos beneficiários por meio de documentação oficial, RANI (para povos e etnias indígenas) e/ou documento de Autodeclaração PCT.

 

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Processo Seletivo

Turma Nazaré Paulista 2026 – Inscrições Abertas

Público-alvo

Profissionais de diversas formações, como Ciências Biológicas e Engenharias Agronômica, Florestal e Ambiental, Direito, Administração, Pedagogia, Turismo, Desenho Industrial, analistas, gestores socioambientais, coordenadores e diretores da área de Responsabilidade Socioambiental que atuam nas esferas governamental, na iniciativa privada e no terceiro setor ou ainda interessados em migrar para a área.

Formato Customizado

Nossas aulas são condensadas e envolvem módulos em campo e módulos teóricos. Este modelo já está consagrado, pois traz os exemplos da prática para os temas abordados em aulas mais conceituais.

Aulas Diferenciadas

O programa tem a duração de quatro semestres, sendo que nos dois primeiros semestres mesclamos  as aulas e módulos de campo com algumas atividades pedagógicas online (ao vivo).

As aulas  ocorrem em módulos quinzenais que somam 40 horas mensais de atividades, entre aulas teóricas e atividades práticas – exercícios e discussões.

Em relação à parte prática, os estudantes vivenciam todos os temas abordados ao longo do curso nas aulas de campo, compostas por 4 ou 5 semanas imersivas. Nestes momentos, os temas do curso são aplicados na prática, para que os participantes internalizem melhor a experiência de aprendizagem e possam desenvolver e potencializar novos saberes.

As aulas de campo estão divididas em 4 a 5  momentos ao longo do primeiro ano do curso:

  • Três Imersões de cinco dias cada, com alojamento na sede do IPÊ/ESCAS (nas turmas de Nazaré Paulista)
  • Uma imersão de 10 dias que ocorre fora da sede do IPÊ/ESCAS
  • Nas turmas da Bahia as aulas ocorrem na RPPN Estação Veracel (Porto Seguro)

Matriz Curricular

O curso possui um total de 32 créditos divididos entre seis disciplinas obrigatórias ao longo do primeiro ano. Os alunos completam sua formação com o trabalho de conclusão no segundo ano, cujo conteúdo deve ter relação com um desafio da vida real (possível de aplicar/replicar) e com os recursos conceituais e práticos oferecidos pelo curso. O trabalho final possui 12 créditos, contabilizando 44 créditos para o programa. Cada crédito equivale a 15 horas/aula, totalizando uma carga horária de 660 horas.

O programa está estruturado de forma a oferecer um embasamento teórico e prático sólido e divide-se da seguinte forma:

Área de Concentração:

  • Conservação da Biodiversidade
  • Desenvolvimento Sustentável

Linha de Pesquisa:

  • Conservação da Biodiversidade
  • Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade

Matriz Curricular

Produtos Finais

IMAGENS QUE MUDAM O MUNDO – INSPIRANDO PESSOAS PARA À CONSERVAÇÃO DA NATUREZA. Autor: Leonardo Prest Merçon Rocha JARDIM CIRANDA, SEMENTE DOURADA DE EDUCAÇÃO REGENERATIVA NARRATIVA DE OITO ANOS DE JORNADA E POSSIBILIDADE PARA TURISMO EDUCACIONAL E AMBIENTAL Autor: Ilana Daniella Araujo Lewinsohn TERRITÓRIOS REGENERATIVOS DA FRAGMENTAÇÃO À REGENERAÇÃO TERRITORIAL Autor: Floriana Danesi Breyer MANUAL PRÁTICO PARA TRABALHO COM SERPENTES EM LABORATÓRIOS NA REDE DE ENSINO DE PORTO SEGURO – BAHIA Autor: Marcelo Arcanjo de Jesus PERCEPÇÕES SOBRE A MATA ATLÂNTICA DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SANTA CRUZ CABRÁLIA – BA Autor: Nárrima Maria Campos Lima ALIMENTAÇÃO NATURAL DE PSITACÍDEOS NA REGIÃO DE PORTO SEGURO-BA E SEU USO EM ANIMAIS SOB CUIDADOS HUMANOS Autor: Francisco Dimas De Sales Ribeiro ESTUDO COMPARATIVO COM ALUNOS INFANTOJUVENIS DE DOIS GRUPOS QUE FREQUENTAM AMBIENTES DIFERENCIADOS EM PORTO SEGURO, BA, UMA ESCOLA PÚBLICA E O CLUBE DE DESBRAVADORES, SOBRE TEMÁTICAS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL Autor: Joab Silva Nunes Vieira ATIVIDADES NA NATUREZA – EDUCAÇÃO, BEM ESTAR E CONSERVAÇÃO SOB A ÓTICA DE QUEM TRABALHA NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO PAU BRASIL Autor: Alexandre Nascimento da Silva Chaves COMPOSTAGEM DOMÉSTICA RESIDENCIAL CAMINHOS E POSSIBILIDADES PARA CUMPRIMENTO DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS- ESTUDO DE CASO DO PROJETO COMPOSTA ILHÉUS Autor: Jurema Cintra Barreto PANORAMA DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO ESTADO DO ESPIRITO SANTO_ UM OLHAR PARA O PRESENTE BUSCANDO PLANEJAR O FUTURO Autor: Paulo Henrique Radaik
ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE PORTO SEGURO, BAHIA, BRASIL_ Autor: Thais da Silva Julho ANÁLISE DA VULNERABILIDADE AMBIENTAL DAS BACIAS DOS RIOS CAHY E CORUMBAU, BAHIA, BRASIL Autor: Benevaldo Guilherme Nunes ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA AGROFLORESTAL_ Autor: Eduardo D’avila do Nascimento AUMENTO DA PRODUTIVIDADE DO CAFÉ Coffea canephora COM A POLINIZAÇÃO DE ABELHAS Apis mellifera_ Autor: Izabel da Penha dos Santos Bianchi CENÁRIO DO PROGRAMA DE COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS E CASO DE BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO HOTELEIRA Autor: Ana Carolina Pires de Moura ECOFEMINISMO, FEMINISMO MATRICÊNTRICO E TEATRO DAS OPRIMIDAS – UMA PROPOSTA TEATRAL PARA RECONECTAR MULHERES MÃES E NATUREZA_ Autor: Anna Carolina Victorino Vicente ESTIMATIVA DE ESTOQUE DE CARBONO ATRAVÉS DA BIOMASSA VIVA EM PROJETOS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL COM DIFERENTES IDADES NA REGIÃO DA COSTA DO DESCOBRIMENTO – BA Autor: Wallyson Aguinelo Rodrigues ESTUDO DE CASO ATIVIDADE TURÍSTICA NAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL DO MUNICÍPIO DE PORTO SEGURO Autor: Lara Moraes Abrantes OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS INDUSTRIAIS COMO FERRAMENTA DE SUSTENTABILIDADE – UM ESTUDO DE CASO NA VERACEL CELULOSE S.A. Autor: Antônio Vitor Alves Trindade de Azevedo PARQUE LINEAR COMO FERRAMENTA PARA O INCREMENTO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA, CONECTIVIDADE DA VEGETAÇÃO E BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO UM PROJETO ÀS MARGENS DO RIO CACHOEIRA, ITABUNA – BA Autor: Stela Neiva brito Matos Requião PATRIMÔNIO CULTURAL EM AMBIENTE NATURAL A EXPERIÊNCIA DE USO PÚBLICO DO SÍTIO HISTÓRICO FAZENDA CASCATA, EXTREMO SUL DA BAHIA Autor: Marina Dal Monte Figueiredo PLANTAS MEDICINAIS – SABERES TRADICIONAIS E CONSERVAÇÃO EM COMUNIDADES RURAIS_ Autor: Dorândia de Souza Trivelin PROPOSTA DE CORREDOR ECOLÓGICO ENTRE DUAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NA MATA ATLÂNTICA – RPPN RIO DO BRASIL E REVIS RIO DOS FRADES_ Autor: Cleiuodson Lage QUALIDADE AMBIENTAL DE EDIFICAÇÕES DE ENSINO UMA FERRAMENTA_ Autor: Luara Ribeiro  Marrocos UNIDADES DE CONSERVAÇÃO EM ÁREAS URBANAS DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA CONSERVAÇÃO DIANTE DA EXPANSÃO DAS CIDADES Autor: Lúcia Ângelo Machado Mendes VISITAS NA RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL ESTAÇÃO VERACEL TRAJETÓRIA E AVALIAÇÃO Autor: Maria Regina Oliveira Damascena
A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS VERDES URBANAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL O CASO DO HORTO FLORESTAL DE IPIAÚ (BAHIA) MAPA DE USO DE SOLO DO HORTO FLORESTAL DE IPIAÚ Autor: Eritan Alves de Oliveira CARTILHA MÃOS QUE CULTIVAM SABERES E COLABORAM COM O PLANETA – Horta Educativa Autor: Josélia Teixeira Pereira MÃOS QUE CULTIVAM SABERES E COLABORAM COM O PLANETA Autor: Josélia Teixeira Pereira COMPENSAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE COMPARATIVA DOS MECANISMOS FINANCEIROS DOS SISTEMAS FEDERAL E BAIANO E DISCUSSÕES A LUZ DA LEI Nº 8.4291992 Autor: Ariene Bomfim Cerqueira CONTRATAÇÕES EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE FOMENTO À GERAÇÃO DE RENDA NA ECONOMIA LOCAL UMA PROPOSTA LEGISLATIVA Autor: Maria Eduarda Sampaio da Cunha DESAFIOS E PROPOSIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DOS DIÁLOGOS ENTRE AS DIMENSÕES SOCIAIS E AMBIENTAIS EM PROJETOS URBANOS EXECUTADOS EM ALAGADOS – BAHIA Autor: Graziane de Jesus Santos Amorim GUIA JURÍDICO PARA O PLANTIO DE ESPÉCIES NATIVAS NA MATA ATLÂNTICA NO SUL DA BAHIA PARA O USO COMERCIAL DE MADEIRA Autor: Michel Mendonça Ribeiro MANUAL DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES PLANEJAMENTO, ESTRUTURAS E EQUIPAMENTOS. GUIA BÁSICO PARA AGENTES AMBIENTAIS Autor: Cid Teixeira Neto O DESAFIO DA COMUNICAÇÃO AMBIENTAL EM ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL AMBIENTALISTA DA MICRORREGIÃO DE PORTO SEGURO – BA Autor: Tais Carolina Lucilio da Silva PLANTAS QUE ALIMENTAM, CURAM E EMBELEZAM AGROBIODIVERSIDADE NOS QUINTAIS AGROFLORESTAIS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO MARIANA, CAMAMU-BA Autor: Helder Rocha da Conceição SAÚDE E AMBIENTE O JOGO NO ENSINO DA EPIDEMIOLOGIA Autor: Kelly de Melo Bomfim  
A INFLUÊNCIA DA DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO ENTORNO DA RPPN ESTAÇÃO VERACEL SOBRE A PRESSÃO DE CAÇA Autor: Gildevânio Pinheiro dos Santos A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GRADE CURRICULAR DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS – BAHIA Autor: Benedito Souza dos Santos A PRÁTICA DO STAND UP PADDLE E O UNIVERSO DA CONSERVAÇÃO AMBIENTAL Autor: Lucian José de Lacerda Interaminense DESAFIOS, OPORTUNIDADES E RECOMENDAÇÕES PARA O FOMENTO AO CICLOTURISMO NAS COSTAS DO CACAU E DESCOBRIMENTO – SUL DA BAHIA Autor: Juliano Borghi de Mendonça DIAGNÓSTICO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS ATRAVÉS DO BALANÇO HÍDRICO-UM ESTUDO DE CASO NA BACIA DO RIO ÁGUA FRIA, BARRA DO CHOÇA-BA Autor: Geisa Fernandes Galvão Loureiro DIVERSIDADE, USOS E CIRCULAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO BAIRRO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA EM ILHÉUS – BAHIA Autor: Juliana Santos Rocha EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS AO ADULTO DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS Autor: Tarcísio Tinoco Botelho EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COMUNIDADES RURAIS-Reflexões e Praticas Autor: Mônica de Campos Pereira Botelho IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO TURISMO NA APA DO GUAIBIM, VALENÇA-BA Educação Ambiental como o caminho para minimizá-los Autor: André Luis Coutinho Loureiro PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO-CONVENCIONAIS DA RESTINGA – Ocorrência e uso no Município de Maraú, Bahia, Brasil Autor: Patrícia Lima Caldas POTENCIAL OPORTUNIDADE ECONÔMICA-AMBIENTAL DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL PRODUTIVA NO EXTREMO SUL DA BAHIA Autor: Lucas Xavier Trindade PROPOSIÇÃO DE CRITÉRIOS AMBIENTAIS E ÉTICO-SOCIAIS PARA AVALIAÇÃO DE NEGÓCIOS COM BASE NA PEQUENA PRODUÇÃO RURAL Autor: Analuce de Araújo Abreu
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE PEDAGOGIA a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC em foco Autor: Manoel dos Santos CONTRIBUIÇÃO CRÍTICA DA ALIANÇA PÚBLICO-PRIVADA CRIADA PARA IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA COM INSERÇÃO DOS CATADORES DO LIXÃO DO ITARIRI, ILHÉUSBA Autor: Cecília Naiane da Silva ECOLOGIA REPRODUTIVA E CONSERVAÇÃO DA TARTARUGA CABEÇUDA (Caretta caretta) NO SUL DA BAHIA, BRASIL Autor: Stella Tomás ECO-LOUCOS PELA VIDA UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM TRANSFORMADORA PARA CUIDAR DA DIVERSIDADE DA VIDA NO SUL DA BAHIA Autor: Cristina Leal Ferreira GUIA LUDOPARADIDÁTICO a abordagem da temática ambiental no ensino médio Autor: Deborah Ferrante Pizzatto GUIA PRÁTICO DE SILVICULTURA TROPICAL PARA O SUL DA BAHIA – Informações básicas para orientar a escolha de espécies nativas madeireiras Autor: Ricardo Dórea Gomes da Costa LAGOA ENCANTADA ENTRE CANTOS E (DES)ENCANTOS – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E SUBSÍDIOS PARA UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VISANDO A GESTÃO DA APA DA LAGOA ENCANTADA Autor: Maria Cristina Nascimento Vieira MANUAL PRÁTICO DE ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE-SISMUMA NO ESTADO DA BAHIA Autor: Cosme Nunes Pereira MANUAL PRÁTICO DE FISCALIZAÇÃO FLORESTAL PARA O ESTADO DA BAHIA Autor: Adelaido Pereira de Sousa PORTO SUL E IMPRENSA MITO DO PROGRESSO OU DESENVOLVIMENTO NO EIXO ILHÉUS-ITABUNA Autor: Emilio José Santos Gusmão PRIORIDADES DE CONSERVAÇÃO DA AVIFAUNA NO CORREDOR CENTRAL DA MATA ATLÂNTICA, BAHIA Autor: Sidnei Sampaio dos Santos USO PÚBLICO E BEM ESTAR NA FLORESTA A EXPERIÊNCIA DA RESERVA ALTO DA BOA ESPERANÇA Autor: Cláudio Neri Franco Lôpo
ANÁLISE DA DINÂMICA ATUAL DO DESMATAMENTO DA APA DO PRATIGI E SUAS IMPLICAÇÕES FUTURAS PARA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Autor: Bruno Melo da Matta AS INOVAÇÕES CURRICULARES DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO MÉDIO NA VISÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR EM UM COLÉGIO ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE ITACARÉ, BAHIA Autor: Bárbara de Carvalho Vasconcelos AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DO PROGRAMA TURISMO CO2 LEGAL, NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DA COSTA DE ITACARÉSERRA GRANDE – BAHIA Autor: Tiago Tombini da Silveira CIDADES E CRIATIVIDADE – INSPIRAÇÕES PARA UM PERCURSO Autor: Claudiana Oliveira Campos Figueiredo CIRANDANDO NA PRAÇA! Sarau Serra Viva Diversos olhares, um só coração Autor: Krishna Cesario Alvim de Castro CONFLITOS ENTRE O DIREITO DE PROPRIEDADE E A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE EM BUSCA DA MELHORIA DA GESTÃO EM REFÚGIOS DE VIDA SILVESTRE E MONUMENTOS NATURAIS Autor: Leonardo Brasil de Matos Nunes CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS E O LICENCIAMENTO AMBIENTAL O CASO DA APA DO PRATIGI, BAHIA Autor: Maurício Carneiro Paim DIAGNÓSTICO DA COMUNIDADE DA VILA DE SERRA GRANDE PARA UM PROGRAMA DE COLETA SELETIVA Autor: Anapaula de Paula Cidade Coelho GOETHEA 200 ANOS – O ELO PERDIDO AMBIENTAL Autor: Paulo Sérgio Passos Paiva INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA O SISTEMA AGROFLORESTAL CABRUCA, NO SUDESTE DA BAHIA Autor: Thiago Guedes Viana O PERCURSO E OS DESDOBRAMENTOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS DE PROFESSORES NO MUNICÍPIO DE ITACARÉ, BA Autor: Gustavo Péres Aguiar PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO CONDURU HISTÓRICO DA CRIAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS Autor: Marcelo Barreto
A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DA LEI DE CRIMES AMBIENTAIS PARA A PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO LITORAL SUL DA BAHIA Autor: Reinaldo Martins Lemos APOIO DE ORGANIZAÇÕES TRANSNACIONAIS E OS CAMINHOS DO AMBIENTALISMO BRASILEIRO O CASO DO INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIOAMBIENTAIS DO SUL DA BAHIA (IESB) Autor: Ana Cláudia Fandi AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE ESPÉCIES ARBÓREAS NATIVAS DA MATA ATLÂNTICA UTILIZADAS EM RESTAURAÇÃO FLORESTAL NO SUL DA BAHIA Autor: Rones Flasgordes dos Santos Souza CONSERVAÇÃO PRODUTIVA – MANEJO DO SOMBREAMENTO NO SISTEMA CABRUCA, REGIÃO CACAUEIRA DA BAHIA Autor: Marco Aurélio Souza Silva DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA A IMPLANTAÇÃO DO TURISMO COOPERATIVO COMO FERRAMENTA DE VIABILIZAÇÃO DAS RPPNs DE ILHÉUS (BA, BRASIL) Autor: Maria Conceição de Morais Santos DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL E PROPOSTAS DE AÇÕES PARA MANEJO AGROFLORESTAL DE LONGO PRAZO NAS COMUNIDADES QUE VIVEM NO ENTORNO DE ÁREAS DE PLANTAÇÕES DE EUCALIPTO Autor: Walter Lima de Sousa INTEGRAÇÃO ENTRE A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL E PRODUÇÃO AGRÍCOLA – UMA PROPOSTA PARA A SUB-BACIA DO RIO VARGIDO NA APA DO PRATIGI Autor: Fábio Lopes Santos Figueirêdo MANUAL PRÁTICO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL Autor: Aline Valéria Archangelo Salvador PROPOSTA DE CAMINHO METODOLÓGICO AO ZONEAMENTO ECOLÓGICO ECONÔMICO DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPEBAHIA Autor: Juca Ulhôa Cintra Paes da Cunha UM NOVO OLHAR PARA A CRISE AMBIENTAL PELO ESTUDO DO ESPIRITISMO Autor: Raquel Mendes Miguel

O Mestrado da ESCAS conta com duas turmas:

Coordenação do Mestrado Profissional

Cristiana Saddy Martins

ESCAS/IPÊ

Coordenadora no Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS/IPÊ e professora no mesmo curso. Doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Mestra em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, especialista em Primatologia pela UNB – Universidade de Brasília e em Wildlife Management pelo Smithsonian Institution (Estados Unidos). Tem formação em Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e experiência na área de Ecologia Animal, com ênfase em manejo de fauna, nos seguintes temas: primatas, conservação, comportamento e espécies ameaçadas. Atualmente atua com educação para sustentabilidade.

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