Depoimentos

Karlla Vanessa de Camargo Barbosa

Karlla Vanessa de Camargo Barbosa

Bióloga - Turma Nazaré Paulista 2010

Desde que o IPÊ criou o mestrado profissionalizante esse passou a ser meu ideal. Procurei então enquadrar minha vida e meus objetivos com aqueles propostos pelo mestrado para então ingressar nesse novo caminho.

No primeiro ano de curso morávamos e tínhamos aulas em um sitio de Nazaré Paulista e isso me possibilitou o convívio com profissionais renomados e muito acessíveis aos alunos. Essa convivência intensa me trouxe grandes amigos, grandes experiências e respeito ao trabalho em grupo, principalmente devido às diferentes formações dos alunos.

No segundo ano, onde o foco é desenvolver o produto final, acabamos voltando pra casa e sentindo falta da convivência com amigos e professores. Mas como meu campo era também em Nazaré, eu tive a possibilidade de mais uma vez conviver com profissionais do IPÊ, que muito me inspiraram e me deram apoio quando precisei. Por isso quero agradecer ao IPÊ, e a todos os pesquisadores e funcionários por me receberem durante meus campos, me oferecendo conforto, apoio e amizade.


Rafael Morais Chiaravalloti

Rafael Morais Chiaravalloti

Biólogo – Turma Nazaré Paulista 2009

O mestrado simplesmente me deu possibilidade de pensar fora da caixa. Durante o mestrado tive oportunidade de fazer estágio em Londres, junto ao criador da sustentabilidade (John Elkington), e escrever um livro como tese. Hoje o livro está vendendo no Brasil todo, é usado como referência de concurso público e está concorrendo ao premio Jabuti pelo melhor livro de ciências naturais do ano de 2011. Tudo isso simplesmente porque na ESCAS o aluno pode fazer diferente.


Tatiane Magalhães Silingovschi

Tatiane Magalhães Silingovschi

Geografa - Turma Nazaré Paulista 2010

O mestrado da ESCAS me possibilitou reconhecer diversas áreas e descobrir quais dessas gostaria de me aprofundar e trabalhar no futuro, conhecer um pouco do universo do terceiro setor, das empresas parceiras, sem sair do rigor acadêmico. O prazer de estudar e estar ao mesmo tempo em contato com a natureza, em um lugar tranquilo, trouxe toda a inspiração para a concentração e o estudo. A oportunidade de ter um contato mais próximo com profissionais de distintas áreas, com currículos respeitados, que apresentavam palestras muito interessantes e ainda compartilhavam histórias de vida inspiradoras, contadas na mesa de jantar. Além de realizar viagens enriquecedoras, nada como trabalhos de campo para melhor absorver os conteúdos adquiridos, aprender por meio da convivência com os outros colegas a lidar com diferenças de opiniões e costumes. Enfim, com toda certeza o mestrado foi um dos momentos de maior aprendizado e crescimento tanto pessoal e profissional em minha vida.


Matheus Teixeira Pires do Couto

Matheus Teixeira Pires do Couto

Engenheiro Florestal – Turma Bahia 2009

A experiência com o mestrado profissional da ESCAS foi bastante interessante, pois conquistei novas oportunidades de trabalho na área de pesquisa durante a construção do produto final. Esse fato fez o produto do mestrado ganhar em aplicação de conhecimento e os trabalhos profissionais que realizei foram melhor embasados com a pesquisa. O formato do mestrado profissional foi muito bem estruturado pois permitiu este intercâmbio entre as esferas profissional e científica.


Jean-François Timmers

Jean-François Timmers

Biólogo – Turma Bahia 2009

Considero este curso impar, no sentido de propiciar uma síntese de abordagem acadêmica e prática, dos diversos aspectos relacionados à questão ambiental no Brasil, desde a biologia da conservação, agroecologia, até questões ligadas à saúde ambiental, responsabilidade social e consumo consciente. Outro aspecto muito positivo é a troca de experiência entre alunos e professores e dos alunos entre si, já que todos estão envolvidos em trabalhos concretos na área ambiental, com grande diversidade de abordagem e contexto institucional.


Marco Aurélio Pereira

Marco Aurélio Pereira

Biólogo e Padagogo – Turma Nazaré Paulista 2008

O mestrado na ESCAS é inovador não só por sua proposta profissionalizante, mas também por ter um corpo docente e estrutura administrativa que nos permitem fazer parte do todo. Há uma estreita ligação entre mestrandos e professores-doutores, o que favorece a articulação de discussões, opiniões e crescimento intelectual . O curso superou minhas expectativas, a proposta de aulas (seminários) traz, a cada semana, profissionais que ampliam nossos horizontes em relação à conservação. Os temas são sempre abordados partindo de questões teóricas, levando-as à prática, tendo como finalidade demonstrar a aplicabilidade dos assuntos tratados. O stricto sensu na ESCAS prioriza a formação ampla em conservação, habilitando profissionais a lidar com questões práticas e a pensarem em soluções para os problemas ambientais atuais. A possibilidade de viver no Campus da Universidade, a troca de informações e experiências com os colegas de curso complementam a proposta do curso.


Carla Fernanda Nardin

Carla Fernanda Nardin

Bióloga – Turma Nazaré Paulista 2008

O mestrado da ESCAS é o primeiro profissionalizante nessa área, isso é muito interessante por não ser voltado apenas para a área acadêmica. As aulas são excelentes, multidisciplinares, com temas variados e super atuais, com professores de ótima qualidade. Devido à moradia ser no Campus, a convivência entre alunos e professores é intensa, o que nos permite aprofundar e discutir nossos conhecimentos.

Duração

24 meses

Mensalidade

A consultar

Modalidade

Presencial