Por meio de uma abordagem integrada, o novo curso da ESCAS proporcionará uma visão ampla sobre iniciativas e tendências no Brasil e no mundo na busca por sistemas de produção menos extrativistas, que promovam maior equilíbrio e resiliência dos ecossistemas e serviços ambientais.
Diante do atual desafio socioambiental, o curso mostrará como esses sistemas têm procurado reduzir práticas extrativistas e mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos.
Aproveite esta oportunidade e invista na sua formação! Você também pode levar o curso para os colaboradores da sua organização, fale com nossa equipe para um orçamento de múltiplos acessos ao curso.
O curso é totalmente online síncrono e composto por nove aulas, que ocorrerão entre 16 de abril e 25 de junho, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h30. O aluno terá total liberdade para seguir o programa completo, escolher participar dos módulos separadamente ou somente dos minicursos de seu interesse.
Módulo 1
· 16/04 – Alimentos e civilização: um olhar sobre a evolução humana;
· 23/04 – Agroecologia nas pequenas propriedades: sustentabililidade e eficiência produtiva; · 30/04 – Soluções Baseadas na Natureza/Nature-Based Solutions (NBS) e Sistemas Regenerativos.
Módulo 2
· 14/05 – Biotecnologia como aliada no campo: bioinsumos e biodefensivos;
· 21/05 – A consolidação da Pecuária Regenerativa;
· 28/05 – Viabilidade econômica da Agricultura Regenerativa: perspectivas e projeções.
Módulo 3
· 11/06 – Medindo a regeneração, Sensoriamento Remoto e Inteligência Artificial (IA);
· 18/06 – Ativos ambientais e a crise climática: crédito de carbono e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA);
· 25/06 – Agricultura Resiliente, oportunidades e desafios frente aos extremos climáticos.
As aulas abordarão diversas formas de agricultura e pecuária, entre elas, destacam-se a hortifruticultura, agroflorestas, silvicultura, produção de óleos, biomassa, biocombustíveis, entre outros, dentro dos conceitos de paisagens sustentáveis, funções ecossistêmicas, autorregulação da Terra e bem-estar da população mundial.
O curso é voltado para um público amplo, com benefícios variados para cada perfil:
· Produtores e gestores de terras: que estejam envolvidos, diretamente, na produção e no manejo sustentável da agricultura familiar à produção em larga escala;
· Profissionais dos diversos elos da cadeia agropecuária: que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos e/ou carreiras em áreas aplicadas, diretamente, à produção de alimentos, ou em outros elos da cadeia produtiva, tais como: comportamento do consumidor, ensino, logística, comercialização, políticas públicas, instituições financeiras, jornalista, lideranças rurais, ONGs, entre outros.
Professor responsável:
Prof˚ Dr˚ Leonardo Resende
Modal Conteudo
Em breve
R$ 2.835,00
R$ 2.835,00
Programas
Projetos e Parcerias
Alunos
Newsletter
Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.