Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; regProPlugins has a deprecated constructor in /www/wwwroot/www.escas.org.br/administrator/components/com_registrationpro/classes/plugins.regpro.class.php on line 13

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; RegPro_Calendar has a deprecated constructor in /www/wwwroot/www.escas.org.br/administrator/components/com_registrationpro/classes/calendar.class.php on line 12

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; WebCamCalendar has a deprecated constructor in /www/wwwroot/www.escas.org.br/administrator/components/com_registrationpro/classes/calendar.class.php on line 490

Software R Aplicado à Análise De Biodiversidade

Datas para Inscrições: 21/01/2020 09:00 - 19/05/2020 08:00
Local: Sede do IPÊ, Rod. D. Pedro I, KM 47, Nazaré Paulista - SP (BR).
Data: 19/05/2020 -  22/05/2020
Horário: 13:00 -  13:00
Adicionar Quantidade Descrição Investimento
Incluso: Alimentação Completa e Hospedagem ( PayPal ou depósito bancário )
( )
R$ 2,500.00

 

>> Está incluso no valor: Alimentação completa e hospedagem durante o período do curso  <<

 

 

Público alvo:

 

Estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores que lidem com coleta de dados de Ecologia de Comunidades e Biodiversidade. Profissionais que trabalhem com estudos e relatórios de impacto ambiental. Qualquer cientista ou profissional que trabalhe com levantamentos de fauna ou flora e dados de diversidade biológica.

 

Objetivo geral:

 

Neste curso, iremos explorar os principais aspectos fundamentais do planejamento, coleta e análise de dados de diversidade biológica, com especial foco na aplicação de métodos estatísticos usando o software R.

 

Especificamente, o curso visa preparar os participantes a:

 

  • Planejar estudos de biodiversidade de maneira adequada a responder perguntas e atender os pressupostos dos métodos estatísticos;
  • Escolher métodos de coleta coerentes com os tipos de análises a serem realizadas;
  • compreender a lógica básica do funcionamento do software R, a partir das aplicações das análises abordados ao longo do curso;
  • escolher os melhores métodos de análise para cada situação, e aplicá-los corretamente usando o R;
  • aplicar todo o conteúdo em situações reais, como projetos de pesquisa acadêmica,  estudos de impacto ambiental e outros cenários acadêmicos ou profissionais.

 

Conteúdo a ser abordado:

 

Durante o curso, iremos discutir os principais princípios do Delineamento Experimental, explorando as importantes relações entre objetivos, coleta de dados e análise. Vamos estudar as principais medidas da diversidade biológica, explorando índices e perfis de diversidade e representações gráficas, discutindo suas vantagens e desvantagens em diversos cenários e como decidir qual a melhor medida em cada situação.

Também iremos abordar métodos de estimativas de riqueza de espécies e de esforço amostral, passando por métodos considerados clássicos (Jacknife, Chao, etc) e conhecendo novas metodologias que estão disponíveis no R, que apresentam resultados ainda mais eficientes.

Finalmente, estudaremos métodos da estatística multivariada que são tipicamente aplicados a dados envolvendo diversidade de espécies (métodos de agrupamento, ordenação e permutação de matrizes).

Ao longo do curso iremos, além disso, ensinar os participantes a compreender os princípios básicos de funcionamento da linguagem R, preparando-os para seguir utilizando esta ferramenta para aprender novos métodos.

 

 

Instrutor Marcos Vital:

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Biologia (com ênfase em Ecologia) pela Universidade Federal de Goiás (2005) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é Professor Adjunto na área de Ecologia Experimental e Modelagem em Diversidade Biológica na Universidade Federal de Alagoas, onde ministra disciplinas de Biomatemática, Bioestatística e Ecologia para o curso de Ciências Biológicas. Na mesma instituição, atua como professor e orientador nos Programas de Pós-graduação: Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos (PPG-DIBICT) e Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO). Regularmente ministra cursos e disciplinas de bioestatística e de análises de dados de biodiversidade em outras instituições. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, Macroecologia, Biologia da Conservação e Evolução.

 

>> Aguardar a confirmação do curso para a compra de passagens aéreas <<