Quem Somos

Escola Superior de Conservação
Ambiental e Sustentabilidade
Nossa Identidade

A ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade é a principal frente educacional do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Há mais de 25 anos, a iniciativa – dentro de uma ONG -segue como inédita e exclusiva formando lideranças em Sustentabilidade e Conservação da Biodiversidade.

Mais de 7.000 profissionais já escolheram os cursos da ESCAS para a ampliação dos conhecimentos práticos, com potencial de impulsionar a carreira ou ainda como estratégia para transição de área.

A ESCAS conta com Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável (stricto sensu) conceito 4 (CAPES, escala até 5)

  • Pós-graduação em Gestão de Negócios Socioambientais (lato sensu)
  • Cursos de extensão
  • Cursos para o público internacional
  • Além das formações in company voltadas aos profissionais de empresas, órgão públicos e terceiro setor, visando a aplicação prática da sustentabilidade em produtos e serviços da empresa.

Na coordenação da ESCAS estão pesquisadores que participaram da fundação do IPÊ ou dos anos iniciais do instituto. A ampla experiência em projetos de aplicação prática nas áreas de conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável está entre os diferenciais da equipe.

O corpo docente é formado por profissionais que são referências em suas áreas de atuação e que estão na ponta da inovação socioambiental, tanto em projetos no terceiro setor, quanto na iniciativa privada e no setor governamental. Assim, os alunos da ESCAS têm a oportunidade de se aproximar ao máximo da prática do mercado, com direito ao compartilhamento dos desafios enfrentados por esses profissionais e todos os aprendizados inerentes à superação. Entre os propósitos da ESCAS/IPÊ está a formação de profissionais capazes de transformar desafios em oportunidades.

No modelo pedagógico da ESCAS o aluno é o protagonista da articulação dos múltiplos conhecimentos. Na base está a dinâmica das aulas, com a troca de informações, experiências e debates entre alunos e professores, sempre com abordagem multidisciplinar. O corpo docente estimula essa sinergia e traz para as aulas os pilares, a evolução de cada tema e as tendências mais recentes das tomadas de decisão com perspectivas do que está por vir.

A ESCAS tem como reitor o Prof. Dr. Claudio B. Valladares Padua, um dos idealizadores e co-fundadores do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas.

Our Identity

ESCAS – School of Environmental Conservation and Sustainability is IPÊ’s (Institute for Ecological Research) main educational front. For over 25 years, the initiative remains unprecedented and exclusive, training leaders in Sustainability and Biodiversity Conservation.

More than 7,000 professionals have chosen ESCAS courses to expand their practical knowledge, for its career-boosting potential or as a strategy for transitioning to another area.

ESCAS has:

  • Professional Master’s in Biodiversity Conservation and Sustainable Development (Stricto sensu) concept 4 (CAPES, up to 5)
    Postgraduate in Social and Environmental Business Management (Lato sensu)
  • Extension courses
  • Courses for international audiences
  • In-company training for professionals on companies, public bodies and the third sector, with practical application on sustainability in the company’s products and services.

Researchers who participated in the foundation of IPÊ or in the initial years of the institute are among the coordinators of ESCAS. The extensive experience in projects of practical application in the areas of biodiversity conservation and sustainable development is one of the team’s differentials.

The teaching staff professionals are reference in their areas of expertise and are at the forefront of socio-environmental innovation, both in projects in the third sector, in the private sector and in the government sector. Thus, ESCAS students have the opportunity to get as close to market practice as possible, studying the challenges faced by these professionals and all the learning inherent to overcoming them. Among the purposes of ESCAS/IPÊ is training of professionals able of transforming challenges into opportunities.

In ESCAS pedagogical model, the student is protagonist on the articulation of multiple knowledge. Its basis is the dynamics of classes, with exchange of information, experiences and debates between students and teachers, always using a multidisciplinary approach. The teaching staff encourages this synergy and brings to the classes the pillars, the evolution of each theme and the most recent trends in decision-making, with perspectives of what is to come.

ESCAS rector is Prof. Dr. Claudio B. Valladares Padua, one of the creators and co-founders of IPÊ – Institute for Ecological Research.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.