Caros Alunos/Parceiros e Docentes,

Enviamos este comunicado para lhes reportar que estamos acompanhando diariamente a situação referente à pandemia de COVID-19 para podermos garantir as atividades e ações da ESCAS minimizando potenciais prejuízos.

Algumas atividades pré-agendadas estão canceladas e outras remarcadas, pedimos que verifiquem em seus contatos de e-mail nossas cartas e comunicados. Também podem acessar nossa profissional de relacionamento – Juliana - para as dúvidas no seguinte WhatsApp: 11 99981-2601

Como este é um cenário de rápida mudança, caso existam recomendações novas, seguiremos o que for adequado e prudente.

Pedimos a compreensão de todos, pois neste cenário precisaremos ficar de sobreaviso.

Agradecemos desde já. Cordiais abraços,

Coordenação da ESCAS

Depoimentos

Com toda certeza é uma iniciativa que merece grande parabenização. O curso é muito importante para a formação e atualização dos gestores das unidades na Amazônia e mais ainda, para a formação de uma rede de comunicação entre as UCs dos estados entre os estados. Com certeza tal iniciativa está dando um grande passo para a melhoria da conservação das UCs na Amazônia.

Declaração de aluno do Curso de Gestão de UC´s realizado em Porto Velho

A organização do curso, assim como os instrutores, estão de parabéns. O curso é bastante consistente e amplo. A metodologia foi adequada com os propósitos.

Aluno do Curso de Sistema de Informação Geográfica aplicada à Biologia da Conservação

Estou encantada com o Ipê! Fiz o curso de história semana passada com o Padua. Logo que cheguei em Atibaia, fui muito bem recebida pelo Eduardo, um fofo. O projeto é muito bacana, pertinente e encorajador. A Ivete, as meninas da cozinha, todos foram muito atenciosos. Parabéns pela organização! As aulas do José Augusto me abriram os olhos e comecei a entender melhor o funcionamento ecológico, social e econômico desse país. Ele é muito atencioso e, de fato, um otimista. O que achei maravilhoso. Ainda tenho muito o que estudar mas este, certamente, foi meu primeiro passo.

Declaração de aluna do Curso História Ecológica do Brasil

(...) Cansaço à parte, o curso foi maravilhoso. Confesso que, antes do curso, como todo bom biólogo, sentia uma certa fobia dos termos "social", "comunitário", "participativo", mas os palestrantes me convenceram sobe a importância da inserção da comunidade para uma boa gestão de UC. As discussões permitiram o amadurecimento de projetos que já possuía em mente, e que provavelmente sairiam num formato diferente caso não tivesse participado do curso. A convivência com o pessoal da SEMA e das ONGs também foi muito enriquecedora, e mesmo com os colegas do IBAMA, com os quais provavelmente não teria oportunidade de conviver tanto. A possibilidade de constituir uma rede é muito animadora. Parabéns a todos.

Declaração de um aluno do Curso de Gestão de UC´s realizado em Cuiabá

Agradeço ao IPÊ e aos seus funcionários pela alegria e atenção dispensadas nesses dias de curso. Obrigado por compartilhar de uma filosofia maravilhosa que nos torna mais humanos e conscientes de nossa misão na terra. Espero voltar muito em breve pois me senti muito bem aqui e desfrutei de um lugar maravilhoso, aprendendo. Desejo que esse "IPÊ" expanda seus horizontes cada vez mais e toque uma grande parte da humanidade, despertando a verdadeira essência do ser humano.

Declaração de aluno do Curso sobre Sistemas de Informação Geográfica

Fiquei satisfeita com toda a ementa do curso, as práticas que envolviam os participantes e o objetivo de exemplificar métodos sustentáveis ficaram bastante claros. Tenho certeza que aplicarei vários destes métodos no viveiro em que trabalho. Fiquei também satisfeita com a equipe, estrutura do IPÊ e recepção de todos os funcionários. (Gabriela da Silva Matias).

Declaração de aluna do Curso Viveiros e Mudas 2011

O curso superou minhas expectativas. Obtive um bom aproveitamento. Foram apresentadas técnicas jamais estudadas em sala de aula mas, sim, adquirida no dia a dia de campo. Isso mostra que a prática é fundamental. (Daniela de Almeida Menezes).

Declaração de aluna do Curso Viveiros e Mudas 2011