Copy
View this email in your browser
Transformação
Contribuir com o desenvolvimento sustentável do Maranhão
 é o foco de egressa da ESCAS 
Há três anos, a bióloga Naiara Rabelo Valle é a coordenadora técnica do Instituto Ecos de Gaia em um projeto de monitoramento de fauna, no Maranhão. O projeto é realizado na Reserva Legal de uma empresa que atua nas proximidades com mineração.
“Trabalhamos para entender qual é a influência da atividade de mineração para os animais. A caminho do quarto ano, como já identificamos espécies ameaçadas dentro da área, estamos tentando evoluir para o monitoramento específico dessas espécies, como o gato mourisco (Puma yagouaroundi), o gato maracajá (Leopardus wiedii), o guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul), além de algumas espécies de araçari (gênero Pteroglossus)”, revela Naiara. 
Na foto: Instalação das armadilhas fotográficas (cameras trap) uma das metodologias passivas para identificar os animais que acessam o local. 
Aplicação prática

No trabalho de conclusão de curso da Pós-graduação em Gestão de Negócios Socioambientais da ESCAS, Naiara desenvolveu junto com os colegas o que pode estar no horizonte a médio/ longo prazo. “Elaboramos uma proposta para a utilização da agrofloresta como ferramenta para reduzir as externalidades negativas na mineração do ouro. Em uma atividade com alto grau de impacto, quais externalidades existem e quais a agrofloresta poderia minimizar, reduzir ou até mesmo anular? Foi um trabalho inédito com metodologia de avaliação, uma matriz para demonstrar como cada técnica de agrofloresta consegue se contrapor às externalidades negativas”, explica. 
Saiba mais
 
Que tal compartilhar ou ainda marcar seus amigos e colegas no post para que mais profissionais somem esforços por um mundo mais sustentável?
Educação Ambiental
Conheça o trabalho realizado por aluno da ESCAS
na Fundação de Meio Ambiente do Pantanal
Há um ano, Gabriel Oliveira, aluno do Mestrado Profissional da ESCAS, vem atuando como gerente de educação ambiental e pesca, da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, vinculada à Secretaria Municipal de Governo de Corumbá/MS. Entre as ações realizadas, Gabriel destaca a aliança entre as frentes de resíduos sólidos e da observação de aves. Saiba mais
Biólogo Rafael Souza, que participou do curso de formação de condutores de observação de aves, e Gabriel Oliveira, durante a inauguração da placa. 
Curso de Curta Duração  
Programe-se: ISE - Integração de Serviços Ecossistêmicos
terá novas turmas em 2022
Mais de 180 profissionais já participaram do curso ISE - Integração de Serviços Ecossistêmicos em processos de planejamento, gestão e comunicação estratégica no contexto territorial, com foco nas áreas protegidas e outras medidas de conservação locais lançado em outubro. Trata-se de uma realização da ESCAS/IPÊ em parceria com a GIZ - Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável. “Tivemos uma procura bastante alta na primeira edição, o que nos fez abrir uma nova turma ainda em 2021. Esperamos nos próximos anos muitas outras turmas para esse curso e contamos com a ESCAS/IPÊ e com os multiplicadores para isso”, revela María Olatz Cases, diretora do projeto regional áreas protegidas locais da GIZ.  

Eduardo Badialli, coordenador da Pós-graduação Lato Sensu e dos cursos de curta duração da ESCAS, destaca a parceria como estratégica para o fortalecimento das áreas protegidas. “IPÊ/ESCAS e GIZ são parceiros há mais de 20 anos. Especificamente com esse curso, acreditamos que estamos diante de um passo importante para o fortalecimento das áreas protegidas na esfera local”. 

Com 35 horas, 100% online no site da ESCAS e dividido em três módulos, o curso tem como público-alvo gestores, tomadores de decisão, planejadores de desenvolvimento e técnicos. O curso integra o Projeto APL - Áreas Protegidas e outras medidas de conservação baseadas em áreas em nível dos governos locais, da GIZ, implementado no Brasil, Colômbia, Equador e Peru que visa promover o intercâmbio e a integração entre experiências na região. 
Saiba mais
Cadastre-se e receba as principais notícias sobre o IPÊ
Facebook
Twitter
LinkedIn
YouTube
Link
Website

Enviado por ESCAS/IPÊ

IPÊ - Rod. Dom Pedro I, km 47 - CP 47, 12960-000 - Nazaré Paulista/SP, Brasil
Encaminhe essa mensagem para um amigo
Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.