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Confira os resultados obtidos por nossos egressos e alunos nas esferas da conservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. Mais do que inspirar, essas histórias revelam estratégias e exemplos reais de transformações socioambientais.
DESAFIO AGROFLORESTAL + CLIMATELAUNCHPAD

Projeto de alunos avança em competições e este é apenas o começo


A proposta Sistemas Integrados, que Pedro Nogueira, egresso do MBA da ESCAS, desenvolveu em conjunto com Thiago Nogueira, aluno do mestrado da ESCAS e Alexandre Tozzo, está entre as iniciativas selecionadas em duas disputas: no Desafio Agroflorestal, do Fundo Vale e da Reserva Natural Vale e na etapa nacional da Competição Global de Ideias de Negócios Verdes, realizada pela ClimateLaunchpad, corealizada pela Climate Ventures, no Brasil. A disputa regional será realizada no início da segunda quinzena de setembro. Confira essa história, os resultados já obtidos e os próximos passos. 
Pedro Nogueira no sítio da família em Poconé/MT, município onde a equipe iniciará a implementação dos Sistemas Integrados / Crédito da foto: Arquivo pessoal
FORTALECIMENTO

Estudos desenvolvidos no Mestrado Profissional somam esforços
com a Associação Ambientalista Copaíba

A identificação das áreas prioritárias para a conectividade, com as ações mais estratégicas para recuperação e os custos estão entre as questões relacionadas na tese de mestrado de Flávia Balderi, na ESCAS. Flávia é uma das fundadoras e secretária executiva da Associação Ambientalista Copaíba. “A partir desse levantamento vamos contatar os proprietários das áreas prioritárias para a restauração e nessa conversa todos os argumentos serão importantes, como serviços ecossistêmicos, conservação de água, teremos que trabalhar de diferentes maneiras. Por exemplo, para quem trabalha com turismo ou com produção tentaremos utilizar espécies que agreguem valor também nessa direção às propriedades; uma maneira de incentivarmos que a restauração aconteça”, pontua Flávia que defenderá a tese a distância nos próximos meses, por conta das adaptações necessárias no contexto de pandemia.

Resolução de Desafios 

Além de tema do trabalho de Flávia, a Copaíba também esteve no centro da discussão nas aulas durante a Resolução de Desafios, última disciplina do programa, já que os mestrandos optaram pela elaboração do Plano de Manejo da RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural Copaíba. “A proposta do Plano é usar nossa Unidade de Conservação (UC) 100% restaurada como modelo; uma vez que são poucas as UCs com essa característica de ter sido totalmente recuperada. Queremos incentivar que isso seja feito também em outras UCs”, explica Flávia Balderi, uma das fundadoras e secretária executiva da Copaíba. Confira a matéria completa. 

Mestrandos visitam a  RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural Copaíba, em Socorro/SP. Crédito da foto: Associação Ambientalista Copaíba
ECOLOGIA + ARTE + COMUNICAÇÃO

Novos caminhos para construir
e compartilhar conhecimento 

Documentários e curtas-metragens desenvolvidos por pesquisadores em conjunto com tropeiros, quilombolas, pescadores, produtores rurais e jovens revelam novos caminhos na área de educação ambiental. “O resultado não é a entrega do vídeo, mas a forma como a gente produz o vídeo com a comunidade, alunos e pesquisadores. Esse é o foco do nosso negócio”, pontua Gustavo Arruda, egresso do MBA da ESCAS e sócio da Rastro Ecologia Criativa. Saiba mais. 
Imersão educativa dos alunos da Universidade Federal de Pelotas na Feira Viva, evento promovido pela comunidade quilombola, que contou com apoio da Rastro, Hubittat, ICMBIo e DNIT. Crédito da foto: Rastro Ecologia Criativa
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Enviado por ESCAS/IPÊ

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