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Mata Atlântica
Profissionais desenvolvem no Mestrado da ESCAS pesquisas
para responder questões que contribuem com o manejo
da RPPN Estação Veracel
RPPN Estacao Veracel
Crédito: Ricardo Teles
A identificação e avaliação dos impactos de atividades em áreas protegidas são trabalhos fundamentais para a proteção e efetividade em Unidades de Conservação (UCs). Na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, localizada no sul da Bahia, um egresso e uma aluna do Mestrado Profissional da ESCAS em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, campus Bahia, aproveitam os conhecimentos do curso para criar propostas que apoiem a UC de forma prática.

Confira os desafios e as estratégias em andamento para superá-los
Imprensa
Clima: a parte do agro na crise e na solução
A jornalista Renata Lo Prete entrevista Leonardo de Oliveira Resende, sócio e gestor da Fazenda Triqueda, no episódio Clima: a parte do agro na crise e na solução, do podcast O Assunto/G1. 

Leonardo além de mestre pela ESCAS é também professor na instituição e participou recentemente do evento ESG na Prática, uma parceria entre o IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas e o LinkedIn, na sessão Novos modelos de produção agropecuária como dar escala a projetos silvipastoris, confira!
Nova Turma
ESCAS-IPÊ inicia duas turmas de Mestrado Profissional em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável
O ano letivo para os cerca de 30 profissionais que escolheram o Mestrado da ESCAS para aperfeiçoamento profissional começou na segunda quinzena de setembro. O curso alinhado às tendências educacionais terá formato híbrido com aulas presenciais e online síncronas, o que permite a interação ao vivo com colegas e professores. 

A turma Nazaré Paulista que reúne profissionais de todas as regiões do país contou com aulas presenciais – seguindo todos os protocolos de segurança – na sede do IPÊ, em Nazaré.  

Já a oitava turma da Bahia, uma parceria com o Instituto Arapyaú e a Veracel - instituições que acreditam no investimento de longo prazo na educação, teve início com uma semana de apresentações à distância. 

Com as duas novas turmas, a ESCAS-IPÊ inicia a realização de determinadas aulas em conjunto, unindo alunos de Nazaré Paulista e Bahia, o que sem dúvida vai enriquecer a troca de experiências, o debate e ampliar o networking. Em 13 anos de história, mais de 150 profissionais são mestres pela ESCAS que atuam em prol de transformações socioambientais.

Veja como foi o início das aulas das novas turmas com oito bolsas de estudo (entre totais e parciais)!
Confira depoimentos de dois novos alunos
 
“Minha primeira semana de aula foi maravilhosa. Trabalho com baleia jubarte e comecei o Mestrado com foco em desenvolver um material de ecoturismo que agregue à população da cidade e em especial às escolas públicas.  O mestrado vai me dar esse norte. Acredito que durante as aulas, as conversas e as provocações, novas ideias vão surgir”, Marcelo Arcanjo de Jesus, professor do Ensino Médio e biólogo. 

“Durante o processo seletivo, na entrevista com a Cristiana Martins (coordenadora do mestrado da ESCAS) e com o Alexandre Uezu (professor e pesquisador) me encantei quando a Cristiana explicou que a ideia é a de que os alunos construam a pesquisa durante o curso, de forma que o processo seletivo não inclui a apresentação do projeto. A turma é de fato muito diversificada, o que é ótimo para o networking”, Marcela Zotta Laires, coordenadora de incubação de negócios sociais do Escritório de Projetos da Suzano - Norte do Espírito Santo. 
Em breve iniciarmos a divulgação nas redes sociais. 

Que tal compartilhar ou ainda marcar profissionais
que somem esforços por um mundo mais sustentável?
Amazônia
Conheça os avanços e as oportunidades para fortalecer os produtos 
da sociobiodiversidade da maior floresta do mundo
As cadeias produtivas da sociobiodiversidade da floresta Amazônica estiveram em debate nas aulas da pós-graduação em Gestão de Negócios Socioambientais da ESCAS. Trabalho em rede, pesquisa na prática e novas oportunidades estão entre os destaques pontuados pelos convidados: Fabiana Prado, coordenadora do Projeto LIRA-IPÊ – Legado Integrado da Região Amazônica, Isabel Seabra, professora da Universidade do Estado do Amazonas e Luiz Brasi Filho, egresso da ESCAS, especialista de Mercados da Rede Origens Brasil, no Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola.   
Saiba mais!
Pantanal
17 milhões de animais morreram nos incêndios de 2020
Estrada Parque 
Crédito: Rafael Chiaravalloti
Levantamento feito por um grupo de 30 cientistas, com participação do pesquisador do IPÊ, Rafael Chiaravalloti, revela que cerca de 17 milhões de animais vertebrados morreram nos incêndios no Pantanal, em 2020. Eles contabilizaram as carcaças por meio de amostragens nas áreas queimadas. O estudo foi liderado por Walfrido Tomas, da Embrapa Pantanal. 

“No estudo, destacamos que apesar de ser um número elevado não inclui os animais que morreram buscando refúgio em tocas e também não contabiliza os animais que morreram em consequência dos incêndios, como por exemplo pela dificuldade em encontrar recursos, como água e alimento”, destaca Chiaravalloti também professor do Mestrado Profissional da ESCAS IPÊ Rafael Chiaravalloti e egresso. 

Os resultados do estudo impressionam mesmo quem esteve no campo, contabilizando carcaças, como Gabriel Oliveira, mestrando em Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável da ESCAS. “Sempre que havia um grande foco de incêndio, no dia seguinte estávamos no campo, fazíamos transectos – trilhas em linha reta na área queimada em que caminhávamos contabilizando as carcaças. Tinha que ser no dia seguinte porque a degradação da carcaça é muito rápida por conta de predadores como gaviões, por exemplo. No campo, a gente já tinha uma ideia de que pequenos mamíferos e répteis teriam sido muito atingidos, mas o número do estudo foi chocante”.


Confira detalhes do estudo e o Plano estratégico para o Pantanal 
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Enviado por ESCAS/IPÊ

IPÊ - Rod. Dom Pedro I, km 47 - CP 47, 12960-000 - Nazaré Paulista/SP, Brasil
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