Parcerias Internacionais

Sem Fronteiras

Levar o conhecimento científico de aplicação prática ao alcance do maior número de pessoas, ir além das fronteiras nacionais está também no DNA da ESCAS. Para transformar esse objetivo em realidade, a coordenação da ESCAS é parceira de universidades internacionais. Mais de 400 alunos internacionais já participaram de cursos desenvolvidos em conjunto de forma customizada pela coordenação da ESCAS com o Earth Institute, da Universidade de Columbia, desde 2000, e com a Universidade do Colorado, desde 2011.

São alunos de graduação e de pós-graduação que têm a oportunidade de conhecer na prática a aplicação dos conceitos de Sustentabilidade e de Conservação da Biodiversidade. Com o avanço da EAD, a ESCAS busca conciliar a realização de cursos a distância para o público internacional com as vivências em campo realizadas há mais de 20 anos.

Borderless

Bringing scientific knowledge of practical application to the greatest number of people, crossing national borders is also in ESCAS’ DNA. To turn this objective into reality, ESCAS coordination has some international universities as partners. More than 400 international students have taken courses developed in a customized way by ESCAS coordination with Earth Institute, at Columbia University, since 2000, and with the University of Colorado, since 2011.

Undergraduate and graduate students have the opportunity to experience the practice of applying concepts of Sustainability and Biodiversity Conservation. With the advancement of distance learning, ESCAS intends to combine online courses for the international public with field experiences, performed for more than 20 years.

Columbia University

Com o Earth Institute, a ESCAS recebe estudantes das áreas de humanas, exatas e biológicas da Columbia University na sede da ESCAS/IPÊ em Nazaré Paulista (SP). São estudantes interessados em ampliar os conhecimentos em questões relacionadas à Conservação e Sustentabilidade de forma prática. A disciplina é optativa e integra teoria com aulas práticas em locais que contam com ações implementadas pelos projetos do IPÊ, nas regiões do Sistema Cantareira (SP/MG) e do Pontal do Paranapanema, no extremo Oeste Paulista.

O conteúdo teórico é ministrado por professor da Universidade de Columbia ou de uma instituição norte-americana parceira. Nos encontros com pesquisadores do IPÊ os alunos têm a oportunidade de conhecer na prática a aplicação do conceito. A turma é acompanhada por um professor brasileiro assistente. A disciplina tem a duração de um mês no Brasil – o equivalente a seis meses na Universidade de Columbia. Estudantes da área de Humanas, em especial, além de Exatas e  Biológicas já participaram dessa atividade.

Columbia University

With Earth Institute, ESCAS welcomes Columbia University students from Humanities, Exact sciences and Biology to ESCAS/IPÊ headquarters in Nazaré Paulista (SP). These students are interested in expanding their knowledge in a practical way, on issues related to Conservation and Sustainability. This optional course integrates theory and practical classes on places with actions implemented by IPÊ projects, on the areas of Sistema Cantareira (SP/MG) and Pontal do Paranapanema, in the extreme west of São Paulo.

Theoretical content is taught by a professor at Columbia University or a partnering North American institution. On meetings with IPÊ researchers, Students have the opportunity to aplly the concept into the practice. Classes are escorted by an assistant Brazilian teacher. The course lasts one month in Brazil – equivalent to six months at Columbia University. Several Humanities students, in particular, besides Exact and Biological Sciences, have taken this activity.

Colorado University at Boulder

Com foco na área de Biologia da Conservação na Mata Atlântica, o curso oferecido pelo SEE-U – Summer Ecosystem Experiences for Undergraduates, da Colorado Boulder University em parceria com a ESCAS/IPÊ, desde 2010, já mobilizou estudantes de graduação e de pós-graduação de universidades norte-americanas, em nove turmas.

Gabriela Cabral Rezende, ganhadora do Whitley Awards pelo Programa de Conservação do Mico-leão-preto (IPÊ), está entre os co-instrutores dos alunos.

Com duração de três semanas, o curso tem como objetivo proporcionar vivências em princípios e práticas da biologia da conservação na Mata Atlântica alinhadas às questões socioeconômicas. Entre os temas abordados estão: práticas de conservação, desenvolvimento sustentável e a conservação da comunidade humana, restaurando a conectividade em paisagens dominadas pelo homem.

O curso tem início na sede da ESCAS/IPÊ em Nazaré Paulista (SP) – onde os alunos ficam hospedados por uma semana. Nesse período, eles têm a oportunidade de conhecer na prática ações pela conservação da biodiversidade realizadas pelos pesquisadores do IPÊ na região. Na semana seguinte, os alunos seguem até o extremo Oeste do estado de São Paulo onde vão conferir iniciativas também implementadas por pesquisadores do IPÊ, mas em um contexto com diferentes desafios.

Na terceira semana, o grupo da graduação viaja para o Parque Nacional do Iguaçu – maior conjunto de quedas d’água no mundo, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco. O parque integra o Corredor Trinacional de Biodiversidade, conectando áreas de conservação no Brasil, Argentina e Paraguai. Durante a visita, está previsto encontro do grupo com pesquisadores e gestores do parque sobre os esforços de conservação na área protegida. Os estudantes também têm a oportunidade de visitar o vizinho Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu na Argentina.

Colorado University at Boulder

Focusing on Conservation Biology in the Atlantic Forest, the course offered by SEE-U – Summer Ecosystem Experiences for Undergraduates, from Colorado Boulder University in partnership with ESCAS/IPÊ, has already mobilized undergraduate and postgraduate students from North American universities, in nine classes since 2010.

Gabriela Cabral Rezende, winner of the Whitley Awards for the Programa de Conservação do Mico-leão-preto (IPÊ), is one of the co-instructors.

Lasting three weeks, the course provides experiences in principles and practices of conservation biology in the Atlantic Forest, aligned with socioeconomic issues. Among the topics covered are: conservation practices, sustainable development and conservation of the human community, restoring connectivity in human-ruled landscapes.

The course starts at the ESCAS/IPÊ headquarters in Nazaré Paulista (SP) – which hosts students for a week. During this time, they have the opportunity to experience the practical conservation of biodiversity, performed by IPÊ researchers in the area. The following week, the students travel to the extreme west of São Paulo, where they will check more initiatives implemented by IPÊ researchers, but with different challenges.

In the third week, the graduation group travels to Parque Nacional do Iguaçu – the largest set of waterfalls of the planet, recognized by Unesco as a World Heritage Site. The park is part of the Trinational Biodiversity Corridor, connecting conservation areas in Brazil, Argentina and Paraguay. During the visit, the group is expected to meet with researchers and park managers to learn about conservation efforts in protected areas. Students also have the opportunity to visit the neighboring Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu in Argentina.

Depoimentos

Grace Kendziorski

Colorado University at Boulder

“Amei cada minuto. Aprendi muito e pude realmente ser capaz de ver o que estamos aprendendo na vida real na Mata Atlântica. Estar aqui no IPÊ tem sido uma experiência maravilhosa e honestamente é algo que eu recomendo a todos.”
“I loved every minute. I learned a lot and was really able to experience what we are learning in real life on the Atlantic Forest. Being here at IPÊ has been a wonderful experience and it’s something I honestly recommend to everyone.”

Pablo Laris Garcia Urtiaga

Colorado University at Boulder

“A prática é o que realmente te dá a perspectiva e você se dá conta do impacto que temos como humanos em geral. O IPÊ tem feito um curso muito bom, estou fascinado com o curso.  A combinação da prática com as diferentes perspectivas das pessoas que vieram falar conosco foi fenomenal. O pessoal do IPÊ tem nos recebido muito bem, tem feito um trabalho muito grandioso e realmente dá para ver a diferença de impacto que o IPÊ tem na Mata Atlântica, sem dúvida.”
“Practice is what really gives you perspective to realize the impact we have as humankind. IPÊ presented a very good course, I am fascinated by it. The combination of practice with the different perspectives of the people who came to talk to us was phenomenal. IPÊ guys have welcomed us so well, they did really a great job and you can see their impact on the Atlantic Forest, without a doubt.”
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